Brasão

 
DESCRIÇÃO DO BRASÃO DO MUNICÍPIO DE QUADRA
 
I – Um escudo português, redondo, coroado pela coroa mural de cidade, em ouro;
II – Cortado:
- em Chefe, com uma estrela partida e gironada de 10 (dez) peças de goles (vermelho) e prata (branco) em fundo de sinople (verde);
- no 2º quartel, um castelo forte, de ouro (amarelo), sobre fundo de goles (vermelho),     acompanhado de quatro cruzes de prata (branca) acantonadas;
III – Timbre: dois bordões, listrados em ouro e goles, cruzados, com uma caldeira de sabre;
IV – Em listel de blau (azul) inscreve-se em letras de ouro o nome da cidade: QUADRA;
V – Suportes: um ramo de café frutificado, á destra e um caule de milho, à senestra, cruzados.
 
JUSTIFICATIVA
 
“O Brasão, como a Bandeira deve simbolizar o nosso passado, o nosso porvir, o nosso presente, a nossa Terra, o nosso Céu, os fitos dos nossos antepassados e as nossas aspirações”.
Baseado nesse preceito foi idealizado o Brasão do Município de Quadra.
Utilizou-se a forma de escudo português por ser esta a nossa origem. Foi cortado para que se colocasse centralizado no alto (em Chefe) a Estrela partida e gironada em vermelho e branco, que simboliza guia seguro, luminoso futuro auspiciado à própria descendência e que está perpetuado nas Armas Nacionais e no Brasão do Estado de São Paulo, em fundo verde que é a Esperança, e ao mesmo tempo Liberdade, Abundância.
O Castelo forte, em ouro, sobre fundo vermelho, originário do Brasão de Tatuí, representando a luta do povo pela Justiça, pela Lei, pela Ordem, pela Legalidade, como transcorreu a emancipação política de Quadra.
As quatro cruzes em prata lembram as naus de Cabral, as missões religiosas, a 1ª Capela da “Vila”, os cruzeiros que demarcaram as primeiras terras de Quadra. Terras essas cedidas pelo Coronel Francisco Vieira de Camargo que as desbravou e, cuja família “Camargo” possui em seu brasão os bordões e a caldeira que, estão representadas no Timbre do Brasão de Quadra.
Como suporte do Brasão, à destra, está um ramo de café frutificado, que foi uma das primeiras plantações do “sertão de Tatuhi”; à senestra encontra-se um caule de milho que representa uma das plantações da atualidade e que cognominou a Quadra de “Capital do Milho Branco”.
O listel azul, que simboliza a Dignidade, a Glória, a Virtude, tem ao centro escrito em letras de ouro – QUADRA.
Simplificando: os quadrenses possuem um passado digno, um presente honroso e aspiram um futuro de luz, de progresso, em liberdade e abundância.
 
 
Não sabe o significado de alguma palavra? Consulte aqui o glossário da Câmara.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!